sábado, 10 de maio de 2008

O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como qualquer outro. Nós sempre fomos assaltados por este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos. Como todo sentimento, tem seu lado positivo e seu lado negativo. Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele ajuda a colorir a relação. Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas e manejáveis, ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. O ciúme nem sempre é bem interpretado. Culpa do próprio que não se faz entender mas também responsabilidade dos que não sabem ser amados. Embora o ciúme mau e doentio mine relacionamentos amorosos e muitas vezes os destrua, isso não implica que ignoremos a existência de um ciúme bom ou natural que encontramos no amor e na amizade. Algumas vezes, sem que possamos perceber, cresce no nosso interior, a partir de um ressentimento ou de uma suposta rivalidade, o sentimento de ciúme. Isto oprime a harmonia e a saúde de nossos relacionamentos.Uma insatisfação, aparentemente sem motivos, toma conta da pessoa que acredita, ainda que não seja verdade, estar perdendo a atenção e o carinho. Quando o ciúme toca os relacionamentos, qualquer coisa poderá ser motivo para alimentar um espírito de competição e de disputa. Com isso, a pessoa que era dócil, compreensiva e companheira, torna-se áspera, agressiva nas respostas e pouco solícita. Isto, certamente poderá destruir uma convivência que anteriormente era saudável. Penso que tal sentimento poderá surgir quando a pessoa envolvida por um medo equivocado, acredita ser menos amada, não ter a mesma preferência de antes ou suspeita da possibilidade de ser privada daquilo que valoriza profundamente. Infelizmente, por essas atitudes, estará instalada em nossos relacionamentos a grande sombra da inquietação, potencializada pela insegurança que insistirá em assombrar a nossa paz de espírito. Ainda que possamos sentir, em alguns momentos, uma pequena dose de ciúmes, é necessário aprender a lidar com as nossas inseguranças.
O amor verdadeiro traz a cumplicidade e o compromisso pela felicidade mútua.

2 comentários:

chrysaliis disse...

Agora disseste tudo... pena que nem toda a gente pense assim e aquilo que poderia ser um ciúme saudável, se torne num ciúme doentio e obsessivo, que oprime e sufoca o ser amado.

O excesso de amor também pode ser mau se não soubermos lidar com ele e começamos a permitir que o ciúme comece a falar mais alto... tão alto.. que deixa de haver espaço para duas vozes, passando a haver só uma, a dominadora e opressiva, que aos poucos matará a outra e tudo o que ela tem de bom...

Beijinho esvoaçante

NAFTAMOR // Melhoral disse...

maripoza

Ciúme é aquele sentimento que vai sempre existir, ilógico, lógico, dispensável, indispensável. Não adianta negar.

Um beijo